quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Internet cresce 45% e passa TV por assinatura em receita publicitária no Brasil

Fonte: Blog Meio da Mídia

De acordo com um artigo publicado no IDG Now!, com dados do projeto Inter-meios, a verba publicitária destinada à internet cresceu 45% no primeiro semestre de 2008, atingiu 321 milhões de reais e superou a TV por assinatura.
Com o resultado, a internet ultrapassou pela primeira vez a faixa dos 3% do investimento publicitário no Brasil. Para ser exato: 3,36%, 0,10% a mais do que a TV por assinatura.
Entre as mídias analisadas, a internet é a que teve a maior taxa de crescimento, seguida de rádio (27%) e TV por assinatura (25,5%). A TV aberta teve expansão de 14,8%, jornais, 19,8% e revista, 18,3%.
Os dados do projeto Inter-Meios contam com informações parciais das receitas de links patrocinados do Google e do Yahoo. Ambos não revelam seus faturamentos e o que é contabilizado no Projeto Inter-Meios vem dos números divulgados pelos portais de internet.
A estimativa do Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) é que a internet chegue a 3,5% do investimento publicitário em 2008.

Interfaces do futuro

fonte: PanMedia ESPM

Ao longo dos anos nos acostumamos ao tradicional experiência do jogo 2D. o Fez proporciona aos jogadores uma nova perspectiva para um novo nível de "gaming experience".

Veja algumas interface de um futuro próximo, como este plástico translúcido que fornece informações sobre o que se está vendo.

Realidade Virtual quase Real - Liveplace

Fonte: PanMedia ESPM

O Liveplace Recentemente disponibilizou um vídeo fascinante, de o que se especulou de ser um mundo virtual online. O vídeo mostra paisagens urbanas ricas e extremamente detalhadas, cheias de prédios complexos e arranha céus. Carros movendo, e tempo realista também ocorrem. Se você não soubesse melhor, isto poderia ser um filme do mundo real.
A mágica por trás destes detalhes e a historia real disso, é a tecnologia por trás do vídeo. A paisagem esta na verdade sendo processada em tempo real, por um servidor ferramenta 3D chamado OTOY. A ferramenta faz todo trabalho, criando paisagens 3D e carregando-as para o seu computador. Com o OTOY fazendo este trabalho, será possível de ver estes deslumbrantes gráficos em qualquer tipo de aparelho: Celulares, Pcs, laptops etc. Não será necessário nenhum Hardware especial ou processadores rápidos



A conversa


Fonte: PanMedia ESPM

The Conversation (The art of listening, learning and sharing) é um mapa criado por Brian Solis do Blog PR 2.0 e que categoriza os principais representantes do Social Media, ou gente falando com gente. Mais do que sites, são canais entre mortais. Não é empresa falando com gente, não é jornalista falando com gente. Somos nós falando com nós mesmos. Isso mostra que cada vez mais se diminui a distancia entre o que produz o conteúdo e o que o lê. Sendo hoje essa distancia quase invisível. Analisando esse tipo de cenário é que percebemos porque ações de publicidade diferenciadas e que presam pela interatividade e pela participação do consumidor tem obtido melhores resultados do que as midias tradicionais.


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Inteligência artificial põe tags sozinha

Fonte: Folha de São Paulo

O ditado popular "cada cabeça, uma sentença" não combina com o sistema de classificação por tags, ou etiquetas. Na teoria, é simples colocar tags em uma imagem. A foto de um campo de girassóis pode ser marcada com "girassol", "flor" e "paisagem" pelo dono de uma conta no Flickr.

Mas as coisas são mais complicadas: ele pode usar as duas primeiras palavras no plural ou acrescentar "lua de mel", uma informação não diretamente ligada ao conteúdo da imagem, mas a um vínculo emocional de caráter individual.

Inteligência artificial

Existem projetos e estudos complexos do funcionamento dessa faceta da web 2.0. O site Alipr.com, por exemplo, usa inteligências artificial e coletiva para classificar automaticamente imagens.

O internauta envia uma foto do micro ou por meio de um link e recebe sugestões de etiquetas feitas por computador. Ele pode aceitar as palavras, retirar algumas ou sugerir outras.

Tudo isso ajuda a melhorar a inteligência do sistema desenvolvido na Universidade da Pensilvânia. Além disso, o usuário conta com busca de imagens, feita por contexto ou visualmente.

Os internautas e os buscadores são beneficiados por tags colocadas corretamente. Fica fácil achar um conteúdo precisamente.

Como fazer

Uma boa tag deve estar escrita corretamente, toda em letras minúsculas e não pode ter significado apenas pessoal, entre outras coisas.

As sugestões estão em estudo divulgado na "DLib", publicação que trata de pesquisa e inovação em bibliotecas digitais.

A revista é editada pela CNRI, uma organização sem fins lucrativos que estuda infra-estrutura de informação. A ONG foi criada em 1986 por Bob Khan, um dos inventores da internet.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Sendo eficiente até em landing pages

Uma apresentação direta e objetiva sobre a utilização de landings pages de forma mais eficaz.
Mais uma da Luisa Voll, do Web Luv

terça-feira, 12 de agosto de 2008

TV - vista ou assistida?




Um estudo sobre uso simultâneo de mídia (sobretudo por jovens e adolescentes) demonstra que 68% das pessoas que assistem TV consomem outro tipo de mídia ao mesmo tempo. Usualmente computadores e laptops dividem a atenção do expectador fazendo com que a mensagem deste meio (TV) seja um processo com baixo envolvimento podendo alterar, com isto, certos números de audiência.

Veja o artigo original (em inglês)

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Internet em locais públicos e lan houses é usada por 48% dos brasileiros

São Paulo - Entre os 59 milhões de internautas adultos no Brasil, acesso em locais pagos cresceu de 19% para 29% em 7 meses, revela F/Radar.

Dos 59 milhões de brasileiros adultos, com idade acima de 16 anos, que acessam a internet, 48% navegam em locais públicos (29% em LAN houses, 10% em escolas, faculdades ou universidades e 9% em postos de acesso público). Esta é uma das constatações da terceira edição do F/Radar, pesquisa conduzida pelo DataFolha a pedido da F/Nazca.

Veja a notícia completa no IDG Now

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MSN Messenger comprova teoria dos seis graus de separação

Fonte: IDG Now

São Paulo - Pesquisa revela que usuários do MSN completamente desconhecidos são separadas por apenas seis pessoas, em qualquer lugar do mundo.

Duas pessoas quaisquer, desconhecidas, cadastradas no MSN Messenger, em qualquer lugar do mundo, estão separadas por apenas seis graus de distância, segundo um estudo que comprovou no mensageiro instantâneo a teoria dos seis graus de separação.

Os dados foram captados anonimamente, durante um mês de atividades de comunicação entre usuários do MSN por todo o mundo. Foram contabilizadas 30 bilhões de conversas, mantidas por 240 milhões de pessoas. Os pesquisadores construíram um gráfico no qual houve 180 milhões de cruzamentos e a média de cruzamentos encontrada foi de 6,6 graus.

O estudo feito pelos pesquisadores da Microsoft Jure Leskovec e Eric Horvitz serviu para confirmar estudos do anteriores sobre a teoria do “mundo pequeno”. Essa foi a maior amostra já usada em pesquisas sobre o assunto.

“Para aproximar a distribuição de distâncias [entre os usuários], nós tomamos como amostra aleatoriamente 1.000 cruzamentos e calculamos para cada um o caminho mais curto para todos os outros cruzamentos. Descobrimos que a distribuição de caminhos resulta em 6, na maior parte das vezes, com mediana em 7. A média resultante foi 6,6”, diz o relatório da pesquisa que foi antecipada no WWW Conference, em abril.

Apesar da média em 6,6, os pesquisadores também descobriram caminhos para o cruzamento de até 29 graus, existentes na rede.

No estudo, os pesquisadores afirmam que há uma tendência das pessoas se comunicarem quando têm idades semelhantes, mesmo idioma e local e que a conversas entre gêneros diferentes são mais freqüentes e de maior duração do que conversas com pessoas do mesmo sexo.

 
BlogBlogs.Com.Br