sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ibope recruta internautas para pesquisa sobre a web

O Ibope//NetRatings está recrutando internautas de todo o País para uma pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil. Os voluntários podem inscrever-se gratuitamente e ainda ganhar brindes.

A expectativa é reunir um número de 15 mil inscritos, amostragem três vezes maior que a atual. A meta é garantir a representatividade da audiência de um número maior de sites e dos usuários da web no ambiente de trabalho. O painel do Ibope//NetRatings é hoje a principal ferramenta brasileira para medição de audiência na Internet.

A projeção é que os primeiros resultados saiam no segundo trimestre de 2009.

Interessados devem seguir as instruções do projeto disponíveis pelo atalho http://tiny.cc/zJONF. Para participar da medição, é necessário baixar o programa NetSight, que mede a audiência na web em tempo real. Segundo a empresa, o software é leve e compatível com qualquer plataforma igual ou superior ao Windows 98.

Os participantes serão incluídos em um Programa de Incentivos que oferece brindes como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, bicicletas, assinaturas de jornais e revistas, entre outros.

O Ibope//NetRatings ressalta que todo o monitoramento é utilizado para a pesquisa a partir de grupos de internautas, e preserva a privacidade e a segurança dos voluntários.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O fim das LAN Houses está próximo, diz Cisco

Um estudo da Cisco realizado em países emergentes como o Brasil indica que as LAN Houses vão perder importância e desaparecer gradativamente.

A pesquisa foi feita com empresas e usuários de internet em 20 cidades de países como Brasil, México e Rússia, e mostra que o assassino das LAN Houses é o processo de inclusão digital. Irônico, porque as próprias LAN Houses são responsáveis pela aceleração desse processo.

Segundo Henrique Rueda-Sabater, diretor de estratégias para empresas da Cisco, em entrevista ao Plantão INFO, as LANs são, para muitas pessoas, o primeiro contato com a internet. Elas "atuam como formadoras de novos internautas. Os estudos (...), no entanto, mostram que conforme o usuário percebe a importância da web tende a comprar um computador para si", diz.

Sabater acredita que a compra do primeiro PC pelos usuários de menor renda e o treinamento de novos internautas em escolas e residências devem provocar o declínio das LAN Houses. O estudo mostra ainda que o principal obstáculo para a ampliação do acesso à web é a falta de conhecimento técnico sobre computadores e tecnologia. Outras barreiras são os custos do acesso e a infra-estrutura ainda precária de muitas localizações.

Se depender de Obama, os Estados Unidos vão finalmente colocar a internet ao alcance de toda a população. Quando será que isso deve acontecer em países como o Brasil?

Via: Info

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Falta conhecimento para uso da web

As três principais barreiras inibidoras para o uso da internet no Brasil apontadas por empresas e cidadãos são qualificação, acesso e custo. Para 26% das empresas e 29% dos cidadãos, a falta de conhecimento é a principal. Os dados são da pesquisa “Cities Net Opportunities” divulgada nesta sexta-feira (05) patrocinada pela Cisco e efetuada pela consultoria internacional Illuminas Global.

Por outro lado, a maioria das empresas pesquisadas (51%) relatam não haver empecilhos e 9% das organizações apontam o ‘alto custo’ como um possível obstáculo entre os cidadãos. Já 35% dos consultados acreditam que a falta de habilidade/conhecimento é uma barreira para uso da Internet, 18% apontam o alto custo e 15% a falta de acesso.

Independente dos níveis atuais de utilização, os cidadãos mostram interesse em usar os serviços online. A maior demanda não atendida é a de serviços governamentais ligados a emprego, educação e atendimento de saúde. 18% das pessoas usam para emprego, mas 51% gostariam de usar no futuro.

Nas empresas (98%), o uso da internet é focado principalmente na troca e consulta de emails. Como fator facilitador, as companhias (84%) apontam que tem interesse em utilizar futuramente mais serviços de internet banking.

O estudo analisou o uso corrente e a demanda futura por serviços online em áreas urbanas de seis mercados emergentes: Brasil, África do Sul, Argentina, México, Polônia e Rússia. No Brasil foram pesquisadas as cidades de Fortaleza, Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Ibope//NetRatings: brasileiro bate novo recorde de horas mensais navegadas

São Paulo - Em outubro, internauta residencial navegou, em média, 24 horas e 41 minutos, mesmo com queda de 3% no número de brasileiros online.

O internauta brasileira bateu um novo recorde de navegação mensal em outubro, quando registrou média de 24 horas e 41 minutos online, segundo dados do Ibope//NetRatings divulgados nessa segunda-feira (08/12).

Segundo o balanço, o índice foi 4,7% maior que as 23 horas e 12 minutos navegadas em setembro e aproxima o Brasil ainda mais da barreira das 25 horas navegadas mensalmente.

França, com 23 horas e 10 minutos, e Reino Unidos, com 23 horas e 4 minutos, fecham as três primeiras colocações, segundo o Ibope//NetRatings.

O recorde é atingido mesmo com uma queda de 3% no número de internautas residenciais, que caíram dos 24,4 milhões de setembro para 23,6 milhões em outubro. A quantia de brasileiras que moram em casas que têm computadores com acesso online se manteve nos 36,3 milhões.

Ainda que redes sociais, blogs e sites de relacionamento continuem a concentram grande parte do tempo navegado (34,5% em outubro, segundo o instituto), o Ibope//NetRatings alerta para o crescimento na procura por notícias sobre economia, em movimento que tem relação direta com a crise financeira mundial.

A subcatgoria de sites com informações financeiras chegou a 11,6 milhões de internautas únicos em outubro, aumento de 12,4% em relação ao mês anterior. O mais crescimento, porém, está no número de páginas visitadas por cada usuários - o número pulou de 20 para 123 sites em outubro.

Fenômeno semelhante foi notado na subcategoria "Eventos Correntes e Notícias Globais" em razão das eleições municiapais. Além de aumentar de 12,8 milhões em setembro para 13,5 milhões em outubro, sites da classificação tiveram uma média de 37 páginas consumidas por usuário, 6 páginas a mais que a média anterior.

Via: IDG

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Opinião online influencia 48% dos 64,5 milhões de internautas no Brasil

Dos 64,5 milhões de brasileiros com mais de 16 anos que acessam a internet, segundo a pesquisa F/Radar conduizida pela agência F/Nazca com o data Folha, quase metade (48%) considera a opinião de seus pares publicada na Internet antes de comprar produto ou serviço.
O levantamento doivulgado nesta segunda-feira (01/12) mostra que 55% dos internautas já incluíram algum conteúdo na rede, 51% citam a busca de informação como principal motivo da navegação. Além disso, 26% deles já publicaram opinião e 20% fizeram reclamação online sobre algum produto ou serviço.

O ativismo do consumidor online é proporcional à renda e à escolaridade, segundo o estudo. Entre os internautas com ensino superior completo, por exemplo, 45% já publicaram opinião sobre produto ou serviço.

Na avaliação do F/Radar, os dados ganham mais relevância quando se leva em consideração o fato de que 87% dos internautas entram na rede pelo menos uma vez por semana e 38% o fazem todos os dias. Em agosto, os internautas residenciais brasileiros ultrapassaram a média de 24 horas conectados, de acordo com o Ibope Net//Ratings.

Nesta edição da pesquisa semestral sobre internet no Brasil, a F/Nazca realizou 3.003 entrevistas em 172 municípios brasileiros, no mês de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um nível de confiança de 95%.

Via: [Ideia 2.0]

64,5 milhões de brasileiros navegam na internet


Há mais gente imersa nas possibilidades do mundo online do que captam as atuais pesquisas referendadas pelo mercado. Essa é uma das conclusões do rastreamento de hábitos e usos da internet patrocinado pela agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi. Os internautas no País somam 64,5 milhões, não os 41,6 milhões apontados pelo Ibope/NetRatings.

A divergência deve-se à metodologia. O Ibope recorre a uma referência global de apuração por meio de entrevistas via telefone fixo. "No caso brasileiro é insuficiente porque a telefonia se expandiu com o uso do telefone móvel", explica Fernand Alphen, diretor de Planejamento da F/Nazca.

O novo dado pode ajudar as empresas a mudar as estratégias de comunicação, na avaliação de Alphen. "De dez anos para cá, estamos trabalhando num cenário de areia movediça com o avanço das novas mídias. É cada vez mais difícil saber como pegar o comprador com nossas mensagens."

Mais do que isso, o consumidor que emerge do universo digital é mais participativo. Entre outras razões, porque é estimulado pela facilidade de acesso a fóruns de debates, redes sociais, salas de conversas e até a votações em rankings de classificação de produtos e serviços.

VIDA ONLINE
No levantamento feito sob encomenda para o Instituto DataFolha, que entrevistou na rua mais de três mil pessoas residentes em 172 municípios do País, constatou-se que 53% dos usuários da internet já incluíram algum conteúdo na rede, como fotos, textos ou vídeos. Outros 26% publicaram opiniões sobre algum assunto e 20% fizeram reclamações de empresas.

O executivo Gabriel Egydio, que não se define um "rato de computador", mas usa os recursos da rede online para simplificar seu dia-a-dia, conta que foi graças à internet que obteve o melhor desfecho para um problema no carro que comprou para a mulher. "A montadora empurrou o conserto em todas as revisões. Resolvi pesquisar na rede e descobri que o defeito do câmbio era recorrente na safra de veículos daquele ano e modelo. Munido desses argumentos, fiz a companhia consertar o carro, sem ônus."

A crescente influência do meio online na vida das pessoas requer mudança do modelo de ações de marketing. A pesquisa aponta, por exemplo, que 48% dos usuários da internet levam em consideração a opinião de outros internautas antes de uma compra.

Por isso, empresas como a Petrobras criaram área específica para acompanhar o que dizem a seu respeito no universo online. "As redes sociais são hoje em dia relevantes e tiram do nosso controle a dinâmica do processo de comunicação", avalia a gerente de Multimeios da empresa, Patrícia Fraga. "A nossa equipe acompanha sites, como You-Tube, Facebook, Orkut, entre outros, para ver como as notícias da companhia repercutem. Ficamos atentos para qualquer ação de neutralização em caso de críticas ou notas negativas", enfatiza ela.

PARTICIPAÇÃO
O espaço da internet, por sua natureza, convida ao debate. Logo, se o consumidor pode falar o que quiser, as empresas também podem se expressar. E, considerando o acirrado ambiente de concorrência entre elas, a rede também pode virar um local para se disseminar informações de uns contra os outros, como reconhece Leandro Ramiro, gerente da empresa de artigos esportivos Penalty.

Todas as possibilidades têm que ser levadas em consideração, como admite Ramiro, que contratou a agência de serviços online BG Interativa, do Grupo Total, para monitorar conversas até mesmo nos blogs. "O cuidado é que o ambiente online é sensível à intromissão", diz ele. "Por isso, as ações devem ter cuidado redobrado para não sugerir manipulação, o que pode ser ainda mais prejudicial à marca", destaca ele. Uma das constatações recorrentes entre os que observam a evolução da internet é a presença desse canal entre todas as faixas etárias, embora os jovens sejam mais habituais.

Cinqüentona, a artista plástica Pinky Wainer ficou tão viciada no meio que, além das compras que faz nos quatro cantos do mundo para a sua loja dedicada a objetos arte, usa a rede para baixar imagens com as quais desenha com a neta. "O grande segredo desse negócio é a associação livre de idéias. Basta pôr qualquer palavra em um site de busca que se vai encadeando uma idéia na outra e eu, por exemplo, acabo comprando um livro em um sebo na Finlândia", brinca.

Fonte: Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, 1 dez. 2008, Primeiro Caderno, p. A-6.

Um bilhão e meio de pessoas na internet

A União Internacional de Telecomunicações (ITU) publicou seu anuário Tendências na Reforma da Telecomunicação 2008: Seis Graus de Colaboração.

* 1,5 bilhão de pessoas acessam a internet no mundo

* crescendo principalmente porque banda larga barateia acesso e aumenta atratividade da web

* países em desenvolvimento investindo em redes. Chile, Senegal, Turquia têm 90% dos assinantes navegando em banda larga

* 4 bilhões de pessoas com celulares no mundo. Tecnologia 3G influenciando no crescimento do número de acessos a internet.

Via UpdateOrDie

 
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