quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Product placement de Obama no XBox

Fonte: G1


O democrata Barack Obama descobriu uma nova frente de combate na disputa com o republicano John McCain pela presidência dos Estados Unidos: videogames.

Desde 6 de outubro, anúncios de Obama podem ser encontrados nas versões online de alguns dos principais jogos da produtora Electronic Arts, como "Burnout paradise" e "Madden 09".

No jogo de corrida "Burnout" o jogador pode cruzar com outdoors de Obama enquanto dirige pela cidade fictícia. Segundo Holly Rockwood, porta-voz da EA, a intenção é criar uma experiência autêntica para o usuário e provável eleitor.

Os anúncios só aparecem nos jogos de Xbox 360, em partidas disputadas pela rede Xbox Live. Rockwood diz que a campanha nos games vai ficar estampada até 6 de novembro e será visível em 10 estados norte-americanos - incluindo alguns decisivos na disputa entre Obama e McCain para as eleições de 4 de novembro.

"Nem todos os nossos jogos suportam anúncios de maneira dinâmica, mas esses, em particular, permitem essa oportunidade", diz a porta-voz. Os jogos de esportes "Nascar 09", "NHL 09" e "Skate" também contam com anúncios do candidato democrata.

Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria de jogadores de videogame nos EUA não é tão adolescente. Um estudo divulgado pela Associação dos Softwares de Entretenimento (ESA, na sigla em inglês) em 2008 mostra que a média de idade do "gamer" é 35 anos, e 49% dos jogadores se situam na faixa de 18 a 49 anos. Apenas 25% têm menos de 18 anos.

Apesar de apostar nos games como um novo canal de campanha, Obama não é um grande entusiasta dessa forma de entretenimento. Durante um discurso em Chicago, ele, que tem duas filhas jovens, incentivou pais a "desligarem a TV e o videogame dez vez em quando e lerem um livro para seus filhos".

Essa não é a primeira integração dos games com políticas nas eleições norte-americanas de 2008. Em agosto, a fundação "Rock the vote" anunciou uma parceria com a Microsoft para permitir que usuários utilizassem o Xbox 360 para se “conscientizarem” sobre as eleições presidenciais de novembro. Utilizando a rede Xbox Live, os jogadores puderam participar de pesquisas de opinião e se registrar para poder votar em novembro.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Microsoft Surface

Sim, eu sei que tem gente que critica o Surface por imaginar quem pagaria X mil dólares numa mesa touchscreen.

O filme abaixo, além de ser ruim (eu acho) também não ajuda a desmistificar essas críticas:
<a href="http://video.msn.com/?mkt=en-US&amp;playlist=videoByUuids:uuids:c6aa3288-f623-44b7-a4e4-7ff176f3d89e&amp;showPlaylist=true&amp;from=shared" target="_new" title="Microsoft Surface at the Rio in Las Vegas">Video: Microsoft Surface at the Rio in Las Vegas</a>

ok, ao invés de uma mesa enorme, pensem em qualquer objeto com a mesma funcionalidade, inclusive esse monitor que me obriga a usar o mouse (sim, já sei que tem monitor touchscreen, é disso que estou falando...)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Acesso residencial à web cresce 78% em 2 anos, segundo Ibope//NetRatings

São Paulo - Acesso em agosto atinge 24,3 milhões de brasileiros, potencializado por sites de turismo e esportes após Jogos Olímpicos de Pequim.

O número de usuários acessando a internet a partir de suas casas totalizou 24,3 milhões em agosto, aumento de 26,1% e relação ao mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados pelo Ibope//NetRatings nesta quarta-feira (01/10).

Na comparação com o mês de agosto de 2006, o número de usuários ativos representa um crescimento de 78% em relação ao 13,6 milhões registrados há dois anos.

Ainda que a quantidade de brasileiros navegando tenha aumentado, as horas gastas online caíram. Em agosto, foram 23 horas e 50 minutos, tempo 4,3% menor que o mês anterior.

Mesmo com a queda, o Brasil manteve a liderança no quesito entre todos os outros mercados globais, a frente de Reino Unido (21 horas e 45 minutos) e Alemanha (21 horas e 2 minutos).

Entre os conteúdos acessados, os destaque são as categorias "Viagens e Turismo", com acesso 52,2% maior que o mesmo mês no ano anterior, e "Esportes", potencializado principalmente pelos Jogos Olímpicos de Pequim.

Segundo o Ibope//NetRatings, 44,5% dos internautas brasileiros acessaram sites dentro da categoria, batendo o recorde anterior de 42,2% alcançado em julho de 2007 com os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

O interesse do brasileiro pela competição também foi o maior entre todos os mercados analisados pela consultoria, batendo França (42,2%), Reino Unido (41,1%) e Estados Unidos (41,7%).

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Bancos brasileiros ganham domínio exclusivo e mais seguro

Por Fabiana Monte, editora-assistente do Computerworld

São Paulo - NIC.br coloca em operação o b.br, que só poderá ser usado em sites de instituições financeiras, que exigem transações seguras.

A partir da quarta-feira (24/09), os bancos brasileiros ganharam a liberdade de usar um domínio exclusivo na Internet, o b.br. Segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Brasil tem 30 milhões de usuários de Internet Banking.

Bradesco, Itaú, HSBC, Citibank e Citi e o banco de investimentos Schahin já solicitaram o novo domínio, de acordo com Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), que responde pelo registro de nomes de domínio na internet brasileira.

Getschko explica que a iniciativa aumenta o nível de segurança de operações bancárias realizadas por meio da Internet, por dois motivos. Primeiro, porque o b.br só poderá ser usado por instituições financeiras - a triagem das instituições será realizada pelo núcleo.

"Acho bom criar uma estrutura de domínios que separe determinadas comunidades do geral. Hoje, há 1,35 milhão de domínios .com e certamente muita gente usa esse fato para criar nomes semelhantes para criar alguma confusão", afirma o presidente do NIC.br.

O segundo fator que aumenta a segurança, segundo o NIC.br, é que o novo domínio exige a adoção do protocolo DNSSEC, que adiciona segurança ao DNS. Com ele, a resposta do DNS é assinada, informando que a instituição que está respondendo é de fato a que deveria. "Não quer dizer que isso resolve todos os problemas, mas elimina parte do problema", destaca Getschko.

Isso porque para que a possibilidade de fraude no DNS fosse eliminada, toda a cadeia de resolução usada pelo usuário final deveria adotar o DNSSEC, e não apenas o NIC.BR. Além do .b.br, o domínio .jus.br, criado no início do ano, também tem as características de exclusividade e obrigatoriedade de uso do protocolo DNSSEC. De acordo com Getschko, o .jus.br conta com aproximadamente 180 integrantes.

O presidente do NIC.br acredita que, inicialmente, ao acessar sites .b.br, o usuário será redirecionado para a página .com.br, mas Getschko ressalta que mesmo assim o acesso será mais seguro. Os bancos poderão manter os dois domínios ou, se preferirem, continuar apenas com o .com.br.

domingo, 21 de setembro de 2008

Usuários saem de redes sociais por medo de seqüestro

Usuários latino-americanos de redes sociais como o Facebook, HI5 e MySpace, entre outras, iniciaram uma "limpeza" em seus dados e fotos. Alguns, inclusive, cancelaram suas contas. O motivo é o temor de que seus dados pessoais possam ser vistos e utilizados por seqüestradores.

O ambiente de medo que domina alguns países da região pela onda de seqüestros - sobretudo México, Colômbia, Equador, Brasil e Venezuela - também contagiou a Internet assim que alguns meios de comunicação denunciaram que os raptores costumavam freqüentar estes sites sociais para obter informações.

O México é o país com mais seqüestros no mundo, com 194 casos de janeiro a junho deste ano, de acordo com o Conselho Cidadão para a Segurança Pública. Usuários de sites como Facebook e Plaxo disseram ao jornal mexicano Reforma que cancelaram suas inscrições ou apagaram seus dados e fotos por medo de que algum malfeitor pudesse utilizá-los. "Tenho medo que me seqUestrem ou prejudiquem minha família", disse Juan Carlos, estudante universitário.

Especialistas, entretanto, dizem que "há fontes de informação mais fáceis" para os planos dos seqüestradores, como estabelecer um padrão de conduta do alvo na sua vida real, conferindo seus horários e rotas de chegada e saída.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

IVC se articula para mensurar audiência web

O mercado publicitário está preocupado em oferecer retorno mais preciso a seus clientes em relação à audiência das campanhas digitais. Para tal, o IVC - Instituto Verificador de Circulação está em busca de um consenso com portais, sites e mercado anunciante para lançar, em 2009, serviço de medição de audiência para portais brasileiros, como já acontece com as edições online dos jornais de circulação diária.

Os presidentes do IVC, Pedro Martins Silva, e do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), Paulo Castro, participaram de um encontro com executivos de jornais e de portais brasileiros na Fecomércio para debater o assunto. Esteve presente o inglês Richard Foan, diretor-geral do órgão de auditoria de mídias eletrônicas (ABCe), e chairman de padrão de auditoria web da Federação Internacional de Auditoria de Circulação (IFABC), órgão internacional que reúne as entidades de auditoria de mídia em todo o mundo.

Foan também veio ao Brasil para prestar consultoria ao IVC no que se refere à criação do serviço de auditoria web no Brasil, previsto para 2009. Segundo o especialista, há diversas formas de auditar a web, com diferentes soluções e preços para cada empresa. Foan também destacou a importância da medição da audiência na web para o mercado anunciante.

Fonte: Meio&Mensagem

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Evento sobre Comunicação Digital na ESPM

O futuro dos sistemas de busca

Gosto muito dos inconformados, daquelas pessoas que olham algo e falam "Podia ser melhor. E se a gente...."; os inconformados curtem muito pouco o sucesso de seus feitos, pois logo descobrem que poderiam ter feito melhor.

Li hoje um texto de Marissa Mayer, VP de Produtos de Pesquisa e Experiência do Usuário do Google que retrata muito bem esse inconformismo.

"Por que eu não poderia fazer essas pesquisas no momento em que precisei delas? Por que as pesquisas precisam ser feitas com palavras?", entre outras questões...

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Ascensão do uso social da Web supera pornografia,diz pesquisador

Ter, 16 Set - 13h40

Por Belinda Goldsmith

CANBERRA, Austrália (Reuters) - Os sites de redes sociais são a mais quente atração da Internet, destronando a pornografia e colocando em destaque uma importante mudança na maneira pela qual as pessoas se comunicam, de acordo com um especialista em Web.

Bill Tancer analisou informações sobre mais de 10 milhões de usuários de Internet e concluiu que, na verdade, nós somos aquilo que clicamos. Com isso, buscas na Internet oferecem uma visão atualizada sobre como a sociedade e as pessoas estão mudando.

Algumas de suas constatações servem como diversão aos curiosos, como por exemplo o fato de que cotovelos, sujeira no umbigo e ventiladores de teto estão na lista dos maiores medos das pessoas, em companhia da rejeição e intimidade social.

No livro "Click: What Millions of People are Doing Online and Why It Matters" ("O Que Milhões de Pessoas Estão Fazendo Online e Por Que Isso Importa") Tancer afirma que analisar as buscas na Web não só reflete o que está acontecendo online mas oferece um quadro mais amplo do comportamento da sociedade e das pessoas.

"Existem certos padrões em nosso uso da Internet que tendemos a repetir de maneira muito específica e previsível, de buscas por dietas a vestidos de baile de formatura, passando por aquilo que fazemos nos feriados", disse Tancer à Reuters em entrevista por telefone.

Gerente-geral de pesquisa mundial da Hitwise, uma empresa de rastreamento de atividades na Internet, Tancer disse que uma das grandes mudanças no uso da Web, ao longo dos últimos 10 anos, vem sendo a queda do interesse pela pornografia ou por sites de entretenimento adulto.

Ele disse que a busca de pornografia na rede se reduziu a cerca de 10 por cento do total de buscas na rede, ante 20 por cento uma década atrás e que as buscas mais populares da Internet agora são as relacionadas a sites de redes sociais.

"À medida que cresce o tráfego nas redes sociais, decrescem as visitas aos sites pornográficos", disse Tancer, apontando que, na faixa etária dos 18 aos 24 anos, as buscas por pornografia mostravam queda particularmente significativa.

sábado, 13 de setembro de 2008

Veja e ponha etiquetas no mundo inteiro com o aplicativo Sekai Camera, para iPhone


A Sekai Camera, da Tonchidot, é o killer app para iPhone que eu procurava: simplesmente aponte sua câmera para qualquer direção em sua volta e receba um feedback instantâneo sobre qualquer coisa que esteja em sua tela. Indicações de caminho, reviews, mensagens, ofertas e qualquer tag que você pode imaginar aparecerão flutuando na sua frente, adicionando um revestimento gráfico ao mundo.

A Tonchidot define seu sensacional aplicativo – em japonês, Câmera do Mundo – como um “dispositivo de tagging social” para o iPhone. Ele combina a maioria dos recursos do iPhone 3G, da câmera ao GPS, passando por conexão à internet e microfone. Ao ser iniciado, o programa checa onde você está por meio do GPS embutido no iPhone.

Aí você pode fazer duas coisas. Uma é ver informações sobre lugares e objetos em sua volta, que aparecem sobre o vídeo em tempo real. Outra é adicionar suas próprias informações, seja você um indivíduo, uma empresa etc. É só apontar e colocar sua tag, que pode ser em formato de texto, imagem ou som. [Tonchidot via Dvice]

 
BlogBlogs.Com.Br