terça-feira, 16 de outubro de 2007

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Usuários de internet aumentam cerca de 20% por ano no Brasil

Deu no Jornal Nacional:

O principal motivo de tantos acessos é a comunicação: mandar e-mails e participar de sites de relacionamento. A queda no preço do computador ajudou muito na popularização da internet.

O Brasil já é o quarto país do mundo em venda de computadores, segundo uma pesquisa que acaba de ser divulgada. E com mais máquinas no mercado, cresce o acesso à internet. A cada ano, o número de usuários da rede aumenta cerca de 20%.

São Paulo, favela de Heliópolis. Dielson dos Santos vive no local há 25 anos e decidiu há seis meses montar uma lan house, uma sala com 11 computadores.

“Fui juntando uns trocados até financiar os computadores, que hoje em dia tá mais fácil comprar computador que há cinco anos”.

Por R$ 2 a hora é possível entrar na internet. Branca da Cruz, que promove eventos, montou na lan house uma espécie de escritório. “Quando eu sento mesmo, eu vou a noite inteira, porque eu faço a minha promoção no computador”.

Já Ricardo de Souza, de 15 anos, prefere acessar a internet para outras coisas. “Falar no computador com as meninas. São várias”, diverte-se.

Todos os dias, cerca de 100 pessoas vão à lan house para entrar nesse mundo digital que está cada vez mais próximo do brasileiro. No último semestre, quase 37 milhões de pessoas acessaram a internet. Quase quatro milhões a mais que no ano passado.

O principal motivo de tantos acessos é a comunicação: mandar e-mails e participar de sites de relacionamento. A busca de informação e as pesquisas de escola vêm em segundo lugar. O interesse pelas compras virtuais também cresceu.

A queda no preço do computador ajudou e muito na popularização da internet. Hoje, metade dos computadores vendidos no Brasil custa menos de R$ 1 mil, diz Oswaldo de Oliveira, presidente do instituto IAB, que representa 60 empresas do setor.

“A internet tá se tornando uma utilidade tão importante quanto a eletricidade, quanto a água, quanto telefone. Por isso é importante também que haja estímulo pra programas de inclusão digital que a gente possa cada vez mais levar essas tecnologias pras classes mais baixas”.

 
BlogBlogs.Com.Br