segunda-feira, 4 de agosto de 2008

MSN Messenger comprova teoria dos seis graus de separação

Fonte: IDG Now

São Paulo - Pesquisa revela que usuários do MSN completamente desconhecidos são separadas por apenas seis pessoas, em qualquer lugar do mundo.

Duas pessoas quaisquer, desconhecidas, cadastradas no MSN Messenger, em qualquer lugar do mundo, estão separadas por apenas seis graus de distância, segundo um estudo que comprovou no mensageiro instantâneo a teoria dos seis graus de separação.

Os dados foram captados anonimamente, durante um mês de atividades de comunicação entre usuários do MSN por todo o mundo. Foram contabilizadas 30 bilhões de conversas, mantidas por 240 milhões de pessoas. Os pesquisadores construíram um gráfico no qual houve 180 milhões de cruzamentos e a média de cruzamentos encontrada foi de 6,6 graus.

O estudo feito pelos pesquisadores da Microsoft Jure Leskovec e Eric Horvitz serviu para confirmar estudos do anteriores sobre a teoria do “mundo pequeno”. Essa foi a maior amostra já usada em pesquisas sobre o assunto.

“Para aproximar a distribuição de distâncias [entre os usuários], nós tomamos como amostra aleatoriamente 1.000 cruzamentos e calculamos para cada um o caminho mais curto para todos os outros cruzamentos. Descobrimos que a distribuição de caminhos resulta em 6, na maior parte das vezes, com mediana em 7. A média resultante foi 6,6”, diz o relatório da pesquisa que foi antecipada no WWW Conference, em abril.

Apesar da média em 6,6, os pesquisadores também descobriram caminhos para o cruzamento de até 29 graus, existentes na rede.

No estudo, os pesquisadores afirmam que há uma tendência das pessoas se comunicarem quando têm idades semelhantes, mesmo idioma e local e que a conversas entre gêneros diferentes são mais freqüentes e de maior duração do que conversas com pessoas do mesmo sexo.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br