quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Product placement de Obama no XBox

Fonte: G1


O democrata Barack Obama descobriu uma nova frente de combate na disputa com o republicano John McCain pela presidência dos Estados Unidos: videogames.

Desde 6 de outubro, anúncios de Obama podem ser encontrados nas versões online de alguns dos principais jogos da produtora Electronic Arts, como "Burnout paradise" e "Madden 09".

No jogo de corrida "Burnout" o jogador pode cruzar com outdoors de Obama enquanto dirige pela cidade fictícia. Segundo Holly Rockwood, porta-voz da EA, a intenção é criar uma experiência autêntica para o usuário e provável eleitor.

Os anúncios só aparecem nos jogos de Xbox 360, em partidas disputadas pela rede Xbox Live. Rockwood diz que a campanha nos games vai ficar estampada até 6 de novembro e será visível em 10 estados norte-americanos - incluindo alguns decisivos na disputa entre Obama e McCain para as eleições de 4 de novembro.

"Nem todos os nossos jogos suportam anúncios de maneira dinâmica, mas esses, em particular, permitem essa oportunidade", diz a porta-voz. Os jogos de esportes "Nascar 09", "NHL 09" e "Skate" também contam com anúncios do candidato democrata.

Ao contrário do que muita gente pensa, a maioria de jogadores de videogame nos EUA não é tão adolescente. Um estudo divulgado pela Associação dos Softwares de Entretenimento (ESA, na sigla em inglês) em 2008 mostra que a média de idade do "gamer" é 35 anos, e 49% dos jogadores se situam na faixa de 18 a 49 anos. Apenas 25% têm menos de 18 anos.

Apesar de apostar nos games como um novo canal de campanha, Obama não é um grande entusiasta dessa forma de entretenimento. Durante um discurso em Chicago, ele, que tem duas filhas jovens, incentivou pais a "desligarem a TV e o videogame dez vez em quando e lerem um livro para seus filhos".

Essa não é a primeira integração dos games com políticas nas eleições norte-americanas de 2008. Em agosto, a fundação "Rock the vote" anunciou uma parceria com a Microsoft para permitir que usuários utilizassem o Xbox 360 para se “conscientizarem” sobre as eleições presidenciais de novembro. Utilizando a rede Xbox Live, os jogadores puderam participar de pesquisas de opinião e se registrar para poder votar em novembro.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br