Falta conhecimento para uso da web
As três principais barreiras inibidoras para o uso da internet no Brasil apontadas por empresas e cidadãos são qualificação, acesso e custo. Para 26% das empresas e 29% dos cidadãos, a falta de conhecimento é a principal. Os dados são da pesquisa “Cities Net Opportunities” divulgada nesta sexta-feira (05) patrocinada pela Cisco e efetuada pela consultoria internacional Illuminas Global.
Por outro lado, a maioria das empresas pesquisadas (51%) relatam não haver empecilhos e 9% das organizações apontam o ‘alto custo’ como um possível obstáculo entre os cidadãos. Já 35% dos consultados acreditam que a falta de habilidade/conhecimento é uma barreira para uso da Internet, 18% apontam o alto custo e 15% a falta de acesso.
Independente dos níveis atuais de utilização, os cidadãos mostram interesse em usar os serviços online. A maior demanda não atendida é a de serviços governamentais ligados a emprego, educação e atendimento de saúde. 18% das pessoas usam para emprego, mas 51% gostariam de usar no futuro.
Nas empresas (98%), o uso da internet é focado principalmente na troca e consulta de emails. Como fator facilitador, as companhias (84%) apontam que tem interesse em utilizar futuramente mais serviços de internet banking.
O estudo analisou o uso corrente e a demanda futura por serviços online em áreas urbanas de seis mercados emergentes: Brasil, África do Sul, Argentina, México, Polônia e Rússia. No Brasil foram pesquisadas as cidades de Fortaleza, Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário