segunda-feira, 28 de abril de 2008

Violação de e-mail por provedor poderá ter pena de até 3 anos de prisão

Via IDG Now

Brasília - Infrator de e-mail está sujeito a detenção de um a seis meses ou multa. Punição é mais severa se ele trabalhar no provedor do serviço.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última sexta-feira (25/04) a tipificação do crime de violação e divulgação de comunicação eletrônica.

A proposta, que tem como objetivo atualizar o Código Penal quanto às novas tecnologias, sujeita o infrator à pena de detenção de um a seis meses ou multa em caso de violação de e-mail.

A punição será ainda mais severa se a infração for cometida por quem trabalha no provedor do serviço eletrônico. Neste caso, a pena é agravada para detenção de um a três anos.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Colbert Martins (PMDB-BA), ao Projeto de Lei 1704/07, do deputado Rodovalho (DEM-DF).

Para Colbert Martins, o crescente desenvolvimento das novas tecnologias abre espaço para o “surgimento de uma nova classe de delinqüência", que exige também alterações na ordem jurídica.

Já o autor do projeto lembra que atualmente a lei não prevê, de forma expressa, que o ato de devassar indevidamente o conteúdo de correspondência eletrônica fechada seja crime.

O PL 1704/07 está pronto para ser votado pelo plenário e depois deve seguir para o Senado.
*Com informações da Agência Câmara.

sábado, 26 de abril de 2008

McDonald's usa web para fazer comunicaçao interna

De Luiz Alberto Marinho, no Blue Bus

Até bem pouco tempo atrás, quando uma empresa queria se comunicar com os funcionários, a saída era produzir um jornal interno, fazer um mural ou distribuir cartazes e circulares. Mais recentemente, os emails começaram também a ser usados com essa finalidade. Para obter feedback, colocava-se uma caixa de sugestoes ou entao se esperava por uma pesquisa de satisfaçao.

Porém, hoje os tempos sao outros e essas ferramentas de comunicaçao interna podem nao ser mais tao eficientes, especialmente se o corpo de funcionários for predominantemente jovem, como é o caso dos empregados do McDonald's, por exemplo. Por isso, essa rede de fast food lançou nos EUA um portal, chamado Estaçao M (Station M), para promover a integraçao entre os funcionários dos 15 mil restaurantes nos diferentes estados americanos e também no Canadá - leia nota no Blue Bus aqui. O portal pretende ainda estimular o diálogo entre os empregados e os executivos que ficam na sede da empresa, no estado de Illinois.

Os funcionários podem usar a Estaçao M para postar comentários e participar de discussoes online sobre vários temas, incluindo novos produtos, promoçoes, assuntos operacionais e também temas pessoais. Para facilitar a participaçao de todos, os textos estao em inglês, espanhol e francês. A entrada no portal é restrita aos que trabalham na rede e feita mediante cadastro de login e senha. Além de aumentar o nível de satisfaçao do seu pessoal, com esse canal interativo de comunicaçao interna o McDonald's ganha a oportunidade de conhecer melhor os funcionários e ouvir suas queixas e expectativas.

No Brasil, o McDonald's tem um portal parecido, chamado Gente McDonald's, uma espécie de Orkut particular, onde os empregados trocam opinioes sobre as coisas que fazem fora do ambiente de trabalho, como música, dança, pintura, esportes e gastronomia.

Resumindo, nao importa se o público é interno ou externo - a comunicaçao da marca tem que ir onde o seu povo está ;- ).

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Classe C: o poder que a maior camada social do Brasil terá na Internet

Via IDG Now

Não é todo país em desenvolvimento que vê um grupo do tamanho da população na metropolitana de Nova York ascender de camadas mais baixas e, sustentado pela estabilidade econômica, se tornar a maior classe social do país.

Tamanho não explica totalmente a trajetória da classe C no Brasil nos dois últimos anos, que viu também seu poder de consumo elevado, o que faz do grupo alvo obrigatório para empresas nos próximos anos.

Na internet não é diferente.

Veja a matéria completa no IDG Now

Desejos da Madrugada

Via UpdateOrDie

Às duas da manhã poucas coisas me animam a querer sair da cama. Banho é algo que pode me animar, mas claro, um senhor banho numa ótima ducha ou banheira num banheiro inteligente da Toto Neorest, que podemos considerar um banheiro 2.0, afinal ele é totalmente interativo, não só me tiraria da cama como faria eu querer dormir no banheiro!

O banheiro fica “sabendo” a partir da sua rotina diária qual é a forma que você mais curte tomar banho: a temperatura e intensidade da água como você gosta.

Esse sim é o banheiro dos sonhos e se eu tivesse um deste em casa, eu só pediria para criar uma adaptação na banheira para eu apoiar o laptop, porque com certeza eu iria querer passar a maior parte do meu tempo por lá.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Ministro diz que 80% dos brasileiros terão acesso à internet em dois anos

Tá certo que acreditar em promessa de político brasileiro é aquela história...mas vale o post...

Fonte: IDG Now

Brasília - Se as previsões do ministro Sérgio Rezende se confirmarem, total de pessoas que acessam a internet vai triplicar até 2010.

O número de brasileiros com acesso regular à internet deve quase triplicar até 2010, segundo previsão do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. O profissional acredita que, se confirmada a previsão, o número de internautas no país deve passar dos atuais 60 milhões para pelo menos 150 milhões.

Rezende estima que até 2010 teremos 80% da população brasileira acessando regularmente a internet de uma forma ou de outra. Essa é uma meta global do ministério.
O executivo diz que entre as iniciativas do governo para promover a inclusão digital está a ampliação do número de laboratórios de informática com redes de internet nas escolas públicas.

De acordo com o ministério, o passo que está sendo dado agora é a conexão desses computadores com a rede mundial de computadores. Isso está sendo feito pelas empresas de telefonia em um programa articulado com o governo – o Programa Banda Larga nas Escolas, lançado no início do mês.

Rezende também mencionou a construção de telecentros para difundir o uso da internet entre as comunidades de baixa renda. O plano nacional de inclusão social e digital encabeçado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia prevê investimentos de mais de 40 bilhões de reais até o fim do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
*Com informações da Agência Brasil.

Ibope Inteligência terá metodologia para avaliar empresas na Web 2.0

Fonte: IDG Now

São Paulo - Consultoria recomenda que empresas fiquem atentas às mídias sociais e tracem estratégias para se posicionar na Web 2.0.

As empresas brasileiras devem acordar para a importância de entender as novas mídias sociais e traçar estratégias para posicionar suas companhias dentro da Web 2.0. A recomendação é do Ibope Inteligência, que já está elaborando uma metodologia para mapear o relacionamento das empresas com as comunidades online.

“Assim como aconteceu com os filmes e com as músicas, as relações entre as pessoas estão se digitalizando. Com a entrada da classe C, a internet começa a se tornar um fenômeno verdadeiramente de massa”, observa Marcelo Coutinho, diretor do Ibope Inteligência.

Atualmente, entre os países onde o acesso residencial à web é medido pelo Ibope//NetRatings, o Brasil é líder em acesso a comunidades online – 78,4% dos internautas domiciliares estão presentes nas redes sociais –, à frente de países como Japão, França, Espanha, Itália e Estados Unidos.

A consultoria elaborou um estudo no qual 14 gestores de comunicação e marketing de grandes empresas brasileiras de diversos setores – automotivo, varejo, serviços, higiene e beleza, entre outros - foram entrevistados.

“A preocupação com o assunto já aparece, mas são esforços pontuais”, diz Coutinho. Para o executivo, o desafio das áreas de comunicação das empresas é abandonar o ranço cultural do controle e ter uma postura colaborativa com os usuários.

“Não estamos mais na década de 90, quando um falava para muitos. Hoje todos falam para todos”, enfatiza Coutinho.

De acordo com o diretor do Ibope Inteligência, a nova metodologia voltada a mapear a relação entre as marcas e as mídias sociais ainda está em fase inicial de testes e não tem data para ser lançada comercialmente.

Conheça o novo profissional da internet, o mediador de mídias sociais

Via IDG Now

São Paulo - Ele interage com blogs, redes sociais e administra o boca-a-boca virtual das empresas. Conheça o novo profissional da web 2.0.

Quase 50% dos gerentes de marketing sênior dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra acreditam que o monitoramento de redes sociais e blogs deve ser um investimento das empresas, segundo um estudo da TNS Media Intelligence/Cymfony.

No Brasil, os blogs têm 10 milhões de leitores e, além disso, os internautas residenciais abrem 1.300 páginas do Orkut por mês, segundo o Ibope//NetRatings.

Com o crescente engajamento dos internautas nestas ferramentas, surgiu a necessidade de um novo profissional: o ‘mediador de web 2.0’, que monitora mídias sociais - comunidades virtuais, blogs, fóruns e outros - para controlar o que estão falando de uma empresa na internet.

Veja artigo completo no site do IDG Now

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Agência cria site que permite navegação online por gestos das mãos

Via: IDG Now
Redação da Digital Arts, de Londres

Londres - Tecnologia de navegação virtual identifica usuário com uma webcam e tem código que oculta as imagens registradas ao vivo.

A agência de design digital Clusta desenvolveu um site que permite navegação por gestos da mão para a agência publicitária Publicis & Hal Riney.

A tecnologia de “navegação virtual” se tornou possível graças a um código embutido no site, que rastreia os movimentos do usuário, mas oculta as imagens registradas ao vivo do visitante.

Os pontos de movimento - que detectam as mudanças em cores ou deslocamento de pixels - ficam na área superior, inferior, esquerda e direita do vídeo e atuam como pontos de navegação, permitindo que o usuário “toque” o site virtualmente para navegar.

É a primeira vez que este tipo de tecnologia é utilizada em um site comercial. “Permitir que o site seja navegável por uma webcam foi um desafio para nós. É essencial que a câmera funcionasse como um mouse”, conta o diretor de criatividade da Clusta, Matthew Clugston.

Segundo ele, este tipo de tecnologia tem potencial para eliminar a necessidade do uso de mouse e mesmo o teclado em um futuro próximo.

A Clusta já trabalha na evolução da tecnologia, que reconhecerá os gestos e a velocidade dos movimentos.

“Poderemos, muito em breve, pegar e mover objetos pela tela”, afirma Clugston. “A partir daí, chegaremos ao ponto em que os internautas poderão andar por uma loja online”, afirma.

Oi Busca Estagiários em São Paulo

Via: Digital Drops





Se você está procurando um estágio em São Paulo, eu tenho uma ótima dica. A operadora Oi, que já é bem conhecida em outras partes do Brasil, vai começar a atuar no mercado de São Paulo, e está buscando estagiários que queiram trabalhar na empresa. Desde janeiro deste ano a Oi tem aparecido muito na mídia para anunciar a sua chegada na maior cidade do Brasil.

O objetivo da Oi é encontrar jovens ousados que sejam bons profissionais e que estejam buscando uma chance de crescer dentro da empresa. Para se candidatar basta entrar no site da Oi e enviar o seu currículo.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Local Search no Google.com.br

meus queridos, novidades no Google....email recém-chegado:

Prezados,

Lançamos recentemente no site de buscas do Google Brasil o Local Universal.

O Local Universal é uma forma diferenciada de apresentar o resultado de uma busca local no www.google.com.br .

A partir de agora, quando um usuário procurar por um tipo de estabelecimento e local no site de buscas do Google Brasil ('hotel em São Paulo', por exemplo), provavelmente uma das respostas da busca natural será o Google Maps, e a relação dos estabelecimentos será baseada na palavra/conteúdo e no local/endereço procurado pelo usuário.

Os resultados do Local Universal vêm da base dos nossos parceiros de conteúdo e da Central de Negócios do Google Maps Brasil. Se você ainda não teve a oportunidade de cadastrar gratuitamente o seu estabelecimento na Central de Negócios do Google Maps Brasil, acesse http://maps.google.com.br e clique no link: Adicionar ou Editar a sua empresa.

Como funciona o ranking do Local Universal?
O ranking do Local Universal é o mesmo apresentado no resultado de busca de estabelecimentos do Google Maps Brasil, ou seja, os resultados são exibidos de acordo com a proximidade do conteúdo e do local físico do estabelecimento buscado pelo usuário, além de outros atributos como número de reviews que o estabelecimento tem, etc.
É importante enfatizar que não há um posicionamento fixo para o resultado do Local Universal no www.google.com.br, nem a obrigatoriedade de o Local Universal ser uma das respostas da busca natural. Assim como todos os demais resultados, o Local Universal também segue as mesmas regras do nosso ranking, ou seja, dependendo da relevância, apresentaremos o Local Universal na primeira, segunda, terceira, etc posição no resultado da busca natural ou, em muitos casos, ele nem será apresentado caso a informação não seja relevante para o usuário final.

Faça um teste agora mesmo e descubra o Local Universal no www.google.com.br.

Segue anexo exemplo ilustrativo.

Obrigado,
Google Brasil

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Pessoas físicas poderão registrar endereços .COM.BR

o email recebido, abaixo, já se explica por si só =)

Prezado(a) Usuário(a),

COM.BR com CPF
--------------

Por decisão do CGI.br, o domínio COM.BR, destinado a atividades
comerciais genéricas na Internet, também poderá ser registrado sob um
CPF. Ou seja, pessoas naturais com atividades comerciais e afins
poderão registrar domínios COM.BR.

Esta modificação terá efeito a partir do dia 01/05/2008.

Inicialmente, somente o domínio COM.BR estará disponível nesta nova
categoria, genérica, que permite registro tanto com CNPJ quanto com
CPF. Lembramos que, para manter a transparência do registro de
domínios .br, pessoas físicas responsáveis por domínios COM.BR estarão
sujeitas aos mesmos procedimentos das entidades cadastradas
previamente.


Verificação DNS
---------------

O Registro.br monitora constantemente o correto funcionamento de seus
domínios. Fique atento aos avisos de problemas DNS e siga nossas
recomendações para evitar problemas aos usuários de seus sítios.


Agradecemos a atenção,

Registro.br
http://registro.br/

terça-feira, 15 de abril de 2008

Google permite que empresas integrem vídeos do YouTube ao Google Maps

Fonte: IDG Now!
Por Computerworld/EUA

Framingham - Empresas registradas na ferramenta de busca local de serviços associadas a mapas poderão exibir vídeos promovendo seus negócios.

Os proprietários de empresas dos Estados Unidos listadas na busca local de mapas do Google podem adicionar vídeos do YouTube junto a sua localização no Google Maps, revelou a empresa na segunda-feira (14/04).

Segundo o gigante de buscas, adicionar este recurso à ferramenta de mapas foi uma extensão natural da estratégia em permitir que vídeos com uma tag geográfica do YouTube rodassem no Google Earth.

Os usuários podem ver vídeos no Google Maps a partir da aba “Fotos e Vídeos”, localizada no quadro de informações que aparece quando o usuário clica em um local no mapa.

Uma padaria em São Francisco, nos Estados Unidos, por exemplo, incluiu o vídeo de uma entrevista com o proprietário, oferecendo imagens de bolos vendidos no local.

O blogger do TechCrunch, Erick Schonfield, observou que combinar o YouTube com o Google Maps tornará os pontos listados na busca do Google mais atrativos.

“As empresas podem incluir um anúncio de TV no Google Maps. Os vídeos mais eficientes, contudo, serão aqueles que não parecem propagandas, mas mostram as pessoas reais que cuidam de um negócio”, diz.

Heather Havenstein, editora do Computerworld, de Framingham

My Starbucks Idea - usando a internet para ter idéias

Via Brainstorm#9

O My Starbucks Ideas é um projeto interativo da Starbucks (dãhn!) que pede a ajuda das pessoas para definir o futuro da empresa. Através do site, qualquer um pode sugerir idéias, votar nas melhores e discutir com outros consumidores as melhores propostas.

As idéias são organizadas em categorias, rankeadas através da votação popular e acumulam pontos. Os comentários de cada proposta também são abertos, e muitas contam com uma participação massiva do público.

A Starbucks colocou uma equipe chamada “Idea Partners” para se dedicar a análise das idéias. São funcionários de diversas áreas da empresa, incluindo Brad Stevens, vice-presidente de marketing, que decidem, comentam e respondem individualmente cada proposta no blog do projeto.

As idéias implementadas pela Starbucks terão os devidos créditos no site, mas dizem que não existe nenhum tipo de premiação. Podiam dar pelo menos alguns meses de café grátis, não?

De qualquer forma, ao meu ver, o My Starbucks Ideas contempla diversos conceitos que atualmente defendemos em torno das mídias sociais, principalmente pelo colaborativismo, chamando o consumidor para participar, e pela transparência. Colocam o fã da marca para exercer um papel fundamental dentro da empresa, e conversam com cada um deles de igual pra igual. Nada de respostas automáticas ou “nós somo magnânimos e misteriosos”, não é, Apple?

Isso amplia o relacionamento e a ligação emocional que a Starbucks criou com seus consumidores ao longo dos anos, e mostra porque hoje é considerada uma das marcas mais influentes e inovadoras do planeta.

domingo, 13 de abril de 2008

Sensisphere: bola de cristal virtual

Fonte: Update Or Die

O tempo de associar internet a uma vida sedentária tem seus dias contatos deste que lançaram o Wii. Agora, uma interface para o Google Earth:



quinta-feira, 10 de abril de 2008

Computadores e Humanos em 2020

via UpdateOrDie

Acaba de ficar pronto o relatório do Microsoft Research sobre como será a interação entre computadores e humanos no ano 2020. Para baixar clique aqui.Algumas conclusões:

-Estamos na Era da Mobilidade agora, mas estaremos na Era da Ubiquidade (Onipresença) em 2020 com milhares de computadores por usuário.

-Silicone e material biológico estarão juntos de uma maneira diferente, possibilitando novas formas de inputs e outputs implantáveis em nossos corpos.

-Seremos cada vez mais capazes de usar aparelhos móveis para interagir com objetos no mundo real, esses aparelhos serão como extensões de nossas mãos.

-Robôs serão máquinas autônomas com capacidade de aprender.

-Criaremos ambientes digitais mais customizaveis e personalizados.

-A visão de ter um computador para cada criança no mundo será mais real.

-Sobrarão poucas pessoas no mundo sem acesso a telefones móveis.

Tatuagens programáveis wi-fi

via UpdateOrDie

Cientistas do Rensselaer Polytechnic Institute apresentaram este conceito de uma tatuagem programável, que utiliza nanotubos implantados na pele para mostrar a imagem que você desejar. A imagem pode ser “uploadada” para sua pele, por WiFi.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Cheiros online

Via WebLuv

Já haviam tentado fazer isto no passado com um acessórios para computadores...a mesma idéia chegou agora para celular.

-----------------------

Acaba de ser lançado no Japão um sistema que permite baixar cheiros em celulares e enviá-los a um difusor encarregado de perfumar o ambiente. Esse difusor vem com 16 cartuchos de perfumes básicos que, mesclados, conseguem criar centenas de cheiros.



No futuro, a NTT (empresa que criou o aparelho) espera que seus clientes possam baixar simultaneamente uma música ou vídeo e cheiros para acompanhá-los.

Apesar de parecer um pouco estranho, não podemos negar que com esse aparato podemos criar experiencias muito mais completas, nao é mesmo? Com certeza os sites de culinária, automóveis, perfumes e muitos outros poderão aproveitar essa novidade. Muito legal imaginar o cheiro como um elemento adicional na criação.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Browser do iPhone é o navegador móvel mais usado nos Estados Unidos

Fonte; IDG Now
Por Infoworld/EUA

São Francisco - Até março, o iPhone e o iPod Touch somaram 0,23% do tráfego, e os aparelhos que rodavam o Symbian ficaram em 2º lugar.

O iPhone está no mercado por só seis meses e seu browser já é o mais utilizado para acesso de celulares à internet nos Estados Unidos, de acordo com a empresa de análises StatCounter. Na segunda posição aparece o sistema operacional Symbian, usado em aparelhos da Nokia. Globalmente, as duas posições estão invertidas. Mas em ambos os casos, o Windows Mobile – em todas suas versões – não tem relevância.

Leiam a notícia completa no site do IDG Now!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Axe utiliza Yahoo! Live com garotas e chocolate

via Brainstorm#9


Sabia que não ia demorar muito tempo para utilizarem as novas ferramentas de streaming de vídeo ao vivo para fins publicitários. No caso, a Axe colocou duas garotas ao vivo no ainda experimental Yahoo! Live, conversando com marmanjos, e claro, comendo chocolate para promover sua nova fragrância. É uma seqüência da ação que começou nas ruas de São Paulo.

Aproveitem enquanto podem, porque o Yahoo! não gosta disso. Pelo menos aqui no Brasil, diversas ações publicitárias que utilizaram ferramentas colaborativas do portal, como o Flickr por exemplo, foram tiradas do ar. Isso acontece quando a iniciativa é feita o consentimento do Yahoo!, o que significa, claro, pagar por um acordo comercial.

Mas por outro lado, existem vantagens para os anunciantes que pagarem, já que aí o Yahoo! permite a customização do espaço em diversos aspectos, não disponível para usuários “comuns”.

As garotas do Axe estão o dia todo de hoje online, ao vivo, não se sabe até quando. Clique na imagem para conferir enquanto é tempo. Elas também aparecem nesse outro canal algumas vezes.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Publicidade móvel deverá movimentar US$ 2,7 bilhões em 2008, diz Gartner

Por Redação do IDG Now!

São Paulo - Impulsionada por melhor usabilidade nos aparelhos, receita movimentada pela publicidade móvel crescerá 58% atingindo US$ 2,7 bilhões.

A receita movimentada pela publicidade em telefones celulares chegará a 2,7 bilhões de dólares em 2008, segundo projeção divulgada pelo Gartner nesta segunda-feira (31/03), aumento de um bilhão de dólares em relação a 2007.

Até 2011, o setor deverá atingir receita de 12,8 bilhões de dólares, de acordo com a consultoria.

O crescimento de 58% na receita global na comparação ano a ano foi impulsionado, segundo o Gartner, por avanços na área, como a diminuição no número de vezes que o botão precisa ser clicado até o conteúdo, no uso da câmera para melhorar a experiência do usuário e na integração de conteúdo segundo a localização do aparelho.

Ainda que tenha um grande potencial de crescimento, dada a alta penetração até mesmo em países em desenvolvimento, a publicidade móvel ainda tem que enfrentar problemas que, segundo o Gartner, podem diminuir o crescimento da receita nos próximos anos.

Entre as principais dificuldades, estão baixa penetração de aparelhos com capacidades multimídia, falta de aceitação dos usuários, falta de métricas para medição de resultados e diversidade de plataformas, algo que o Google está tentando combater com seu projeto Android.

"Muitas destas questões serão resolvidas nos próximos dois anos, mas a questão principal da propaganda móvel é: os clientes aceitarão propagandas e poderão marcas e anunciantes gerar receita pelo modelo?", pergunta Tole Hart, diretor de pesquisa do Gartner.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Interfaces do futuro na área da saúde

Via WebLuv

A Microsoft criou um vídeo com a sua visão de como será o futuro na área de saúde. O clipe conta com um monte de idéias super futurísticas, incluindo uma carteira digital (super legal!). Está incrivelmente bem feito e vale a pena assistir para saber qual é a idéia de futuro da empresa do Bill - além de ver vários tipos de interfaces super futurísticas.



Feed-se, a revista (impressa) de blogueiros

Normalmente estamos acostumados a ver o mundo online adaptar-se a um conjunto de regras já estipuladas na comunicação tradicional. Quando o inverso acontece, é bastante interessante.





Conheçam no Digital Drops a revista Feed-se, iniciativa dos blogueiros para o mercado editorial (impresso).

 
BlogBlogs.Com.Br