Publicidade móvel deverá movimentar US$ 2,7 bilhões em 2008, diz Gartner
Por Redação do IDG Now!
São Paulo - Impulsionada por melhor usabilidade nos aparelhos, receita movimentada pela publicidade móvel crescerá 58% atingindo US$ 2,7 bilhões.
A receita movimentada pela publicidade em telefones celulares chegará a 2,7 bilhões de dólares em 2008, segundo projeção divulgada pelo Gartner nesta segunda-feira (31/03), aumento de um bilhão de dólares em relação a 2007.
Até 2011, o setor deverá atingir receita de 12,8 bilhões de dólares, de acordo com a consultoria.
O crescimento de 58% na receita global na comparação ano a ano foi impulsionado, segundo o Gartner, por avanços na área, como a diminuição no número de vezes que o botão precisa ser clicado até o conteúdo, no uso da câmera para melhorar a experiência do usuário e na integração de conteúdo segundo a localização do aparelho.
Ainda que tenha um grande potencial de crescimento, dada a alta penetração até mesmo em países em desenvolvimento, a publicidade móvel ainda tem que enfrentar problemas que, segundo o Gartner, podem diminuir o crescimento da receita nos próximos anos.
Entre as principais dificuldades, estão baixa penetração de aparelhos com capacidades multimídia, falta de aceitação dos usuários, falta de métricas para medição de resultados e diversidade de plataformas, algo que o Google está tentando combater com seu projeto Android.
"Muitas destas questões serão resolvidas nos próximos dois anos, mas a questão principal da propaganda móvel é: os clientes aceitarão propagandas e poderão marcas e anunciantes gerar receita pelo modelo?", pergunta Tole Hart, diretor de pesquisa do Gartner.
Nenhum comentário:
Postar um comentário