Ibope Inteligência terá metodologia para avaliar empresas na Web 2.0
Fonte: IDG Now
São Paulo - Consultoria recomenda que empresas fiquem atentas às mídias sociais e tracem estratégias para se posicionar na Web 2.0.
As empresas brasileiras devem acordar para a importância de entender as novas mídias sociais e traçar estratégias para posicionar suas companhias dentro da Web 2.0. A recomendação é do Ibope Inteligência, que já está elaborando uma metodologia para mapear o relacionamento das empresas com as comunidades online.
“Assim como aconteceu com os filmes e com as músicas, as relações entre as pessoas estão se digitalizando. Com a entrada da classe C, a internet começa a se tornar um fenômeno verdadeiramente de massa”, observa Marcelo Coutinho, diretor do Ibope Inteligência.
Atualmente, entre os países onde o acesso residencial à web é medido pelo Ibope//NetRatings, o Brasil é líder em acesso a comunidades online – 78,4% dos internautas domiciliares estão presentes nas redes sociais –, à frente de países como Japão, França, Espanha, Itália e Estados Unidos.
A consultoria elaborou um estudo no qual 14 gestores de comunicação e marketing de grandes empresas brasileiras de diversos setores – automotivo, varejo, serviços, higiene e beleza, entre outros - foram entrevistados.
“A preocupação com o assunto já aparece, mas são esforços pontuais”, diz Coutinho. Para o executivo, o desafio das áreas de comunicação das empresas é abandonar o ranço cultural do controle e ter uma postura colaborativa com os usuários.
“Não estamos mais na década de 90, quando um falava para muitos. Hoje todos falam para todos”, enfatiza Coutinho.
De acordo com o diretor do Ibope Inteligência, a nova metodologia voltada a mapear a relação entre as marcas e as mídias sociais ainda está em fase inicial de testes e não tem data para ser lançada comercialmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário