Blogs e redes sociais chutam o email para escanteio
Fonte: Consumidor Moderno (por Ticiana Werneck)
Assim poderia ser narrada uma partida entre esses três personagens da web. Cada vez mais populares, as redes sociais e os blogs têm tirado o espaço do email – até então, a ferramenta mais ativa de comunicação on-line.
Muitos já haviam anunciado, há algum tempo, a trajetória em queda do email, principalmente quando hoje se tem à disposição tantas opções, das mensagens instantâneas até o SMS do celular – sem nem citar os dois rivais principais em questão.
Mas essa tendência nunca havia sido comprovada. Até agora. A Nielsen Online acaba de
divulgar a lista das cinco atividades mais populares da web:
1° Ferramentas de busca
2° Sites de interesse geral
3° Download de softwares
4° Redes sociais, blogs e comunidades (member communities)
5° Email
Visitado por mais de dois terços (67%) da população on-line mundial, os ‘Member
Communities’ que englobam as redes de relacionamento e blogs se tornaram, como se vê, a quarta categoria on-line mais popular – à frente do e-mail pessoal.
“Redes de relacionamento tem se tornado uma parte fundamental da experiência on-line
mundial” afirma John Burbank, CEO da Nielsen Online. “As redes de relacionamento irão
continuar a alterar não só o cenário on-line mundial, mas a experiência do consumidor”.
De acordo com o relatório da Nielsen, o Facebook – a rede de relacionamento mais popular no mundo – é acessado por três em cada dez pessoas on-line por mês. O Orkut no Brasil possui o maior alcance on-line doméstico (70%) que qualquer outra rede de relacionamento dos países pesquisados.
Outras descobertas:
- Um em cada 11 minutos on-line, no mundo, é gasto em redes de relacionamento e blogs;
- A audiência das redes de relacionamento e blogs está se tornando mais diversificada em termos de idade: o maior aumento vem do grupo com 34-49 anos de idade (mais de 11.3 milhões de pessoas);
- Celulares estão tendo um crescente papel nas redes de relacionamento. Na Inglaterra, 23%, ou dois milhões de pessoas, têm maior propensão a acessar as redes de relacionamento via aparelhos portáteis. Nos Estados Unidos esse número chega a 19% (10.6 milhões de pessoas).
- Entre os mercados que a Nielsen mensurou, o Brasil tem destaque quando se trata de visitas a redes de relacionamentos e blogs: 80% da audiência on-line está conectada a eles. Ainda: um em quatro minutos on-line do brasileiro são gastos nestes sites.
Nenhum comentário:
Postar um comentário