Google implementa resultados com base na localização do usuário
Framingham - Novo mecanismo combina IP do usuário com localização geral como base para busca local quando dado não for incluso nos termos.
O Google anunciou na segunda-feira (06/04) a atualização global de seu mecanismo de busca, que pode adivinhar automaticamente a localização do usuário para oferecer resultados regionais para termos buscados como restaurantes, hospitais ou floriculturas, usando mapas de cada lugar.
"Se o usuário estiver comprando comida, cosméticos ou artigos esportivos, procurando um banco, uma academia ou uma agência dos Correios, poderá dizer o que quer e nós tentaremos encontrar a opção mais próxima de onde ele estiver", disseram Jenn Taylor e Jim Muller, engenheiros de software do Google em um post no blog oficial da companhia. "Você ainda pode buscar por lojas específicas ou endereços de ruas nas proximidades".
O Google já oferecia resultados localizados, mas apenas se o usuário especificasse o local na caixa de busca, - "restaurantes italianos em São Paulo, capital", por exemplo. Agora as buscas locais vão aparecer como resultado mesmo se a localização não for especificada.
Taylor e Muller disseram que o Google vai combinar o IP do usuário com uma localização geral e usar esses dados como base para a busca local quando a informação sobre o lugar não for inclusa nos termos buscados. Haverá a opção de mudar a localização (no link "Change Location") para o usuário especificar ainda melhor os resultados.
Em fevereiro, o Google lançou o Latitude, um upgrade do Google Maps que permite que as pessoas rastreiem a exata localização de seus amigos e familiares usando celulares. Outro recurso, anunciado uma semana depois, afirmava que o Gmail já poderia mostrar a localização do usuário que escreveu determinado e-mail, fazendo a dedução de acordo com o endereço IP do remetente. Tais anúncios reacenderam a polêmica sobre a privacidade dos serviços de internet.
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