terça-feira, 7 de abril de 2009

Dinamarca lidera ranking de mais conectados, Brasil é 59o

GENEBRA (Reuters) - A Dinamarca possui a economia mais conectada do mundo, colocando-se junto aos vizinhos nórdicos em uma boa posição para se recuperar do atual declínio econômico global, informou em relatório, o Fórum Econômico Mundial nesta quinta-feira.

O Brasil ocupou a 59a posição no ranking anual do índice WEF Networked Readiness, patrocinado pela Cisco, que mede a disponibilidade e o uso de tecnologias de informação e comunicações, como o acesso a telefones móveis e serviços de Internet.

Dentre as 134 economias listadas pelo indicador, a Suécia foi a segunda colocada e os Estados Unidos ficaram em terceiro lugar, seguidos por Cingapura em quarto e pela Suíça na quinta posição.

Países pobres, incluindo Bangladesh, Burundi, Zimbábue, Timor Leste e Chade foram os piores colocados.

No relatório, o WEF informou que investir em serviços e infraestrutura de telecomunicações pode ajudar na “competitividade geral e no progresso”, colocando os países em melhor posição para tirar proveito de um eventual retorno do crescimento econômico.

Internet de alta velocidade deve agora ser vista como “parte da infraestrutura básica de qualquer país e um dos fundamentos da economia”, afirma o estudo, recomendando aos países que ficaram em baixa colocação para fazer tudo que estiver ao alcance para melhorar sua conectividade.

“As comunicações móveis desempenham um importante papel em economias em desenvolvimento, facilitando de maneira importante o crescimento e o desenvolvimento econômico”, informou o indicador.

A seguir estão alguns destaques do índice:

*10 melhores - Dinamarca, Suécia, Estados Unidos, Cingapura, Suíça, Finlândia, Islândia, Noruega, Países Baixos e Canadá.

*10 piores - Nicarágua, Camboja, Nepal, Bolívia, Etiópia, Bangladesh, Burundi, Zimbábue, Timor Leste e Chade.

*Emergentes asiáticos - China ocupa a 46a posição e a Índia o 54o lugar.

*América Latina e Caribe - Barbados ficou na 36a posição, Chile na 39a, Porto Rico na 42a, Jamaica na 53a, Costa Rica na 56a e o Brasil assumiu a 59a colocação.

*Norte da África - Tunísia ficou em 38o lugar; Egito em 76o; Marrocos em 86o e Argélia em 109o.

*Oriente Médio - Israel ficou na 25a posição, Emirados Árabes Unidos na 27a, Catar na 29a, Arábia Saudita na 40a, Jordânia na 44a, Omã na 50a e o Kuwait na 57a colocação.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br