quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Google e amigos devem trazer Internet por satélite a 3 bilhões de pessoas na África e em outros mercados em desenvolvimento


Fonte: Gizmodo

Ontem o Google, junto com o HSBC e alguns outros investidores, ajudou a reservar 16 satélites de baixa órbita Thales Alenia para dar o pontapé inicial a uma enorme distribuição de banda larga na África e outros lugares, esperando assim conectar 3 bilhões de sem-Internet no mundo atual. É um nobre plano, com uma longa jornada pela frente.

O Google e seus parceiros investiram 60 milhões de dólares (dos 150 a 180 milhões necessários) no conjunto da O3b Networks (“Outros 3 bilhões”, sacou?), cuja empresa ficou de lançar os satélites e gerenciar a iniciativa. Um transmissor pro satélite é logicamente apenas o primeiro passo para erguer uma rede banda larga novíssima, mas a empresa também tem planos para converter torres de telefonia celular em nodos de rede de alta velocidade para múltiplas finalidades, que, quando estiver completa, estima-se que custará 750 milhões de dólares ao todo. O Google diz que isto vai ajudar a baixar o preço da banda larga em até 95% em alguns lugares onde isto é um bem raro. Quando os satélites forem lançados em 2010, isto será apenas um passo a menos para a entrada de 3 bilhões de novos Googleiros, todo mundo olhando para os anúncios com AdSense o tempo todo, lógico.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br