quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Bancos brasileiros ganham domínio exclusivo e mais seguro

Por Fabiana Monte, editora-assistente do Computerworld

São Paulo - NIC.br coloca em operação o b.br, que só poderá ser usado em sites de instituições financeiras, que exigem transações seguras.

A partir da quarta-feira (24/09), os bancos brasileiros ganharam a liberdade de usar um domínio exclusivo na Internet, o b.br. Segundo dados da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o Brasil tem 30 milhões de usuários de Internet Banking.

Bradesco, Itaú, HSBC, Citibank e Citi e o banco de investimentos Schahin já solicitaram o novo domínio, de acordo com Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), que responde pelo registro de nomes de domínio na internet brasileira.

Getschko explica que a iniciativa aumenta o nível de segurança de operações bancárias realizadas por meio da Internet, por dois motivos. Primeiro, porque o b.br só poderá ser usado por instituições financeiras - a triagem das instituições será realizada pelo núcleo.

"Acho bom criar uma estrutura de domínios que separe determinadas comunidades do geral. Hoje, há 1,35 milhão de domínios .com e certamente muita gente usa esse fato para criar nomes semelhantes para criar alguma confusão", afirma o presidente do NIC.br.

O segundo fator que aumenta a segurança, segundo o NIC.br, é que o novo domínio exige a adoção do protocolo DNSSEC, que adiciona segurança ao DNS. Com ele, a resposta do DNS é assinada, informando que a instituição que está respondendo é de fato a que deveria. "Não quer dizer que isso resolve todos os problemas, mas elimina parte do problema", destaca Getschko.

Isso porque para que a possibilidade de fraude no DNS fosse eliminada, toda a cadeia de resolução usada pelo usuário final deveria adotar o DNSSEC, e não apenas o NIC.BR. Além do .b.br, o domínio .jus.br, criado no início do ano, também tem as características de exclusividade e obrigatoriedade de uso do protocolo DNSSEC. De acordo com Getschko, o .jus.br conta com aproximadamente 180 integrantes.

O presidente do NIC.br acredita que, inicialmente, ao acessar sites .b.br, o usuário será redirecionado para a página .com.br, mas Getschko ressalta que mesmo assim o acesso será mais seguro. Os bancos poderão manter os dois domínios ou, se preferirem, continuar apenas com o .com.br.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br