domingo, 21 de setembro de 2008

Usuários saem de redes sociais por medo de seqüestro

Usuários latino-americanos de redes sociais como o Facebook, HI5 e MySpace, entre outras, iniciaram uma "limpeza" em seus dados e fotos. Alguns, inclusive, cancelaram suas contas. O motivo é o temor de que seus dados pessoais possam ser vistos e utilizados por seqüestradores.

O ambiente de medo que domina alguns países da região pela onda de seqüestros - sobretudo México, Colômbia, Equador, Brasil e Venezuela - também contagiou a Internet assim que alguns meios de comunicação denunciaram que os raptores costumavam freqüentar estes sites sociais para obter informações.

O México é o país com mais seqüestros no mundo, com 194 casos de janeiro a junho deste ano, de acordo com o Conselho Cidadão para a Segurança Pública. Usuários de sites como Facebook e Plaxo disseram ao jornal mexicano Reforma que cancelaram suas inscrições ou apagaram seus dados e fotos por medo de que algum malfeitor pudesse utilizá-los. "Tenho medo que me seqUestrem ou prejudiquem minha família", disse Juan Carlos, estudante universitário.

Especialistas, entretanto, dizem que "há fontes de informação mais fáceis" para os planos dos seqüestradores, como estabelecer um padrão de conduta do alvo na sua vida real, conferindo seus horários e rotas de chegada e saída.

Nenhum comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br