sábado, 3 de março de 2007

2007 será o ano da Web 2.0

Colaboração e customização: estas serão as palavras-chave das iniciativas mais bem-sucedidas na internet em 2007.

O ambiente colaborativo será a grande vedete para 2007. A disseminação dos conceitos de Web 2.0 domina as pautas de grande parte dos profissionais envolvidos em projetos web.

Por trás deste conceito, está a questão das comunidades. O fenômeno é irreversível, e está modificando a percepção de como devem ser desenvolvidos os modelos de negócio na internet daqui para a frente. Sites Web 2.0 são aqueles capazes de oferecer serviços relevantes a um determinado grupo de pessoas, que por sua vez interagem produzindo conteúdos.

Nunca o usuário esteve tão em foco na produção de comunicação, e a Web 2.0 tem muito a ver com isso. Até mesmo um baluarte do mundo offline, como a revista "Time", elegeu como Personalidade do Ano de 2006 ninguém menos do que "Você". A alegação? "Você", o usuário, é quem controla a informação a qual quer ter acesso.

Os modelos de negócio de vários sites precisarão ser revistos, a fim de se adaptarem a esta nova realidade, a esta instituição chamada "Você". A personalização e a customização dão as caras, além da troca de idéias e experiências. O conteúdo é colaborativo e interativo, e a comunicação é agora de duas vias.

Os maiores exemplos desse tipo de site são, sem dúvida, o YouTube, a Wikipedia, e as redes sociais como o MySpace. Estes sites são, por enquanto, o exemplo mais bem acabado de como a interação e o conteúdo produzido pelo usuário são diferenciais que despertam o interesse dos internautas e acabam emprestando relevância e credibilidade às iniciativas.

Não há dúvida de que o exemplo mais bem acabado desta filosofia é a Wikipedia. O maior repositório de conhecimento colaborativo na internet não tem fins comerciais, mas conta com um sem-número de colaboradores no mundo todo, possui regras rígidas de revisão e validação de conteúdos e cada vez mais é utilizada como referência por estudantes, pesquisadores ou curiosos. Trata-se, em última análise, de uma comunidade gigantesca, composta por indivíduos prontos a interagir e a compartilhar conhecimento.

O YouTube tem uma estrutura parecida - embora tenha, é claro, que enfrentar a polêmica da distribuição de conteúdos protegidos - à da Wikipedia. Fora esse aspecto, o que dizer de um site que reúne vídeos sobre os assuntos mais improváveis, onde qualquer manifestação, literalmente, consegue o seu público cativo? O YouTube mostra que ninguém é uma ilha, e que pessoas com interesses comuns, por mais estapafúrdios que sejam, acabam se encontrando - e, no limite, criando demanda para algum tipo de produto ou serviço.

Isso sem falar nos diversos sites que oferecem "hosting" de arquivos (SendSpace, RapidShare), de fotos (Flickr, Photobucket), de blogs (LiveJournal, Blogger). Seu sucesso é exatamente oferecer serviços relevantes e personalizados aos seus usuários, sem necessariamente ter que cobrar por isso. A receita maior vem da publicidade contextual, através de links patrocinados que oferecem ao usuário ofertas realmente relevantes.

Gigantes da mídia, como o Yahoo!, já oferecem espaços cada vez maiores para conteúdos colaborativos. Uma simples foto tirada no telefone celular, por exemplo, pode trazer um fato relevante e ser reproduzida nas homepages de alguns dos sites de notícias mais vistos no mundo. O usuário é a notícia, é o foco. É um passo que não tem volta.

No Brasil, já existem alguns casos de sites que foram reformulados baseados no novo conceito. O site de mapas Apontador transformou o conteúdo antes acessado de forma restrita para um conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. O objetivo é fazer com que cada usuário possa cadastrar informações relevantes sobre o sistema viário no Brasil, além de listar pontos de interesse de cada trajeto. No rastro do Apontador, certamente teremos mais iniciativas que transformarão a relação entre empresas e usuários e que exercerão impacto nos negócios.


Como começar uma estratégia Web 2.0?

Esqueça de tratar seu usuário como um mero receptor. Dê espaço para que ele se manifeste, reaja, conte o que espera de seu produto e sua empresa. Ouça o que ele tem a dizer. Afinal, é a opinião dele que realmente importa. E se você não a respeitar, certamente ele irá encontrar outros lugares para se manifestar.

Ofereça serviços relevantes a uma comunidade. Seu conteúdo é direcionado para qual público? É possível desenvolver uma plataforma de colaboração que permita troca de experiências e idéias? Se sim, não hesite: faça seus usuários se sentirem privilegiados e únicos, valorizando o que eles têm a dizer.

Estratégia 2.0 não é um complemento. Adotar uma estratégia de 2.0 significa mudar completamente a filosofia de um website. Significa construir algo que permita que os processos sejam reinventados por clientes, parceiros de negócio, de forma controlada. Integre o conhecimento interno da empresa, trazido por colaboradores, por exemplo, para sua plataforma Web 2.0, promova essa troca, invista em ferramentas que permitam esta integração de informações.

"Tags" são fundamentais. Conhecimento precisa ser catalogado. E os sites de "tagging", como o del.icio.us, fazem tudo isso a literalmente um toque de botão. Desenvolva processos que privilegiem a "rotulação" do conteúdo. Coloque um link para o del.icio.us e outros rotuladores em seus blogs corporativos, comunidades e afins. E torne seus websites 2.0 referência sobre os assuntos que dizem respeito a sua empresa.

Mensurar. Preste atenção, aqui também as métricas são importantes. Criar parâmetros de avaliação torna-se obrigatório em plataformas de interação como essas.

Acomodação proibida. Dinamismo é a palavra-chave do conceito Web 2.0. Portanto, não durma no ponto: acompanhe com bastante atenção os rumos que suas iniciativas estão tomando. Não se acomode, nem durma nos louros. A Web 2.0 é baseada nas comunidades, e elas são vivas, têm movimentos independentes, seja qual for o nível de controle que você estabelecer. Você tem que ir para onde seu público indica.

Desta forma, provavalmente, você terá um 2007 feliz.

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