domingo, 4 de março de 2007

Maior parte do budget dos EUA, de quase US$ 1 bilhão, será realocada em canais alternativos até 2010

Cibele Santos
02/03 - 11:49

Nesta quinta-feira, 1º de março, uma palestra da conferência de mídia da American Association of Advertising Agencies, que termina hoje em Las Vegas, mostrou que o impacto da mídia digital sobre as estratégias dos anunciantes não pode mais ser ignorado. Em apresentação que abalou a audiência, Mich Mathews, vice-presidente sênior de marketing da Microsoft Corp., revelou que a maior parte do investimento publicitário da empresa nos Estados Unidos, de quase US$ 1 bilhão, estará concentrado em canais digitais de mídia até o final da década.

Segundo notícia do MediaPost.com, Mathew descreveu o novo cenário de mídia como a "era da participação do consumidor", dizendo que a mudança do budget significa "simplesmente que a Microsoft está acompanhando os consumidores na sua migração para a internet e outros outlets não-tradicionais de informação e entretenimento". Seu compromisso com a dominância digital e as campanhas integradas é tão sério, acrescentou, que ela já exige a presença do seu time de marketing digital em todas as sessões de planejamento.

Como primeiro passo da estratégia, a Microsoft já desviou 3% do seu atual budget publicitário para testar "uma série de mídias emergentes" em diferentes países - celular e IPTV na Europa, mídia interativa e exterior na Ásia, e rádio por satélite e RSS nos Estados Unidos.

Da mesma forma que Jim Stengel, da Procter & Gamble, que a precedeu na conferência, Mathews afirmou que "os dias de empurrar propaganda para os consumidores ficaram para trás", e que a estratégia dos anunciantes deve se concentrar no envolvimento dos consumidores com a marca. Mas TV e mídia impressa não irão desaparecer, ressalvou, pois continuarão desempenhando "papéis táticos".

Segundo o balanço mais recente da revista Advertising Age, a Microsoft investiu US$ 945 milhões em publicidade nos EUA em 2005.

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