NY Times revela quanto as empresas de internet sabem sobre usuários
fonte: IDG Now
São Paulo - Levantamento feito pelo jornal e pela comScore revela que Yahoo é a empresa com maior potencial para coletar informações.
Diante da possível fusão entre Microsoft e Yahoo e das preocupações em relação à privacidade levantadas pelo acordo, o New York Times desenvolveu em conjunto com a comScore uma metodologia para avaliar a quantidade de dados que as empresas de internet podem coletar sobre os usuários.
Os dados levantados revelaram que o Yahoo é a empresa que tem maior potencial para coletar dados dos usuários, seguida por Time Warner (AOL) e Google.
Para medir o volume de dados que poderiam ser coletados, o Times e a comScore determinaram cinco tipos de “eventos de coleta de dados” e avaliaram o desempenho de 15 empresas de internet nesses quesitos.
Quatro destes eventos acontecem nos sites das empresas: páginas exibidas, buscas realizadas, vídeos exibidos e anúncios exibidos. O quinto leva em conta anúncios exibidos em outras páginas da web que fazem parte da rede de anunciantes das empresas de internet.
Cada uma dessas situações é considerada um “evento de coleta de dados”, em que a empresa recebe informações variadas, como o endereço IP do usuário ou, no caso de anuncio, o conteúdo que foi visto por ele. A maioria dos sites também deposita cookies nos navegadores dos usuários, permitindo que ele seja reconhecido em relacionamentos futuros.
Considerando todos esses critérios, com base em dados de acesso de dezembro, nos Estados Unidos, o Yahoo teve o potencial de colher dados por meio de 400 milhões de eventos no mês. A Time Warner, que engloba a AOL, registrou 100 milhões de eventos. O Google apareceu em seguida, com 91 bilhões de eventos.
A Microsoft ficou bem atrás das companhias rivais de internet, com 51 bilhões de eventos, e até mesmo de empresas de notícias, como a Fox Interactive Media, da News Corporation, que é dona do MySpace.
A autora da reportagem, Louise Story, destaca que a metodologia tem limitações e que os dados não são precisos, portanto não deve ser usada para comparar as empresas de internet, mas revela um cenário geral das formas de acúmulo de informações disponíveis para as empresas de internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário